Aqui no canal Neville Goddard Português, você encontra os ensinamentos transformadores desse mestre espiritual, traduzidos com clareza e profundidade — para que você possa colocar em prática a verdade: você é o criador da sua realidade!
Se você quer aprender a manifestar, viver com propósito e descobrir o Deus que habita em você,
inscreva-se agora e ative o sininho!
Tudo o que você quiser é seu Neville Goddard
A ficção é definida como uma construção imaginária que é irreal em oposição à verdade ou realidade. Mas o que é real e o que é imaginário, quando, em um sentido espiritual, todas as coisas existentes são imaginárias?
Marcos conta a parábola da figueira, que, tendo sido amaldiçoada, foi encontrada definhando até as raízes. Prestando atenção a este fato, despertou a imaginação que disse: “Tenho fé em Deus. Verdadeiramente vos digo que quem disser a esta montanha: ‘Seja incorporada e lançada ao mar’, e não duvidar no seu coração no que ele disse, vai acontecer, será feito por ele. Portanto, digo a você: o que você desejar, quando você rezar, acredite que você recebeu isso e você receberá.” (Evangelho de Marcos, capítulo 11)
Aqui está um ato imaginário que não tem suporte na realidade. A árvore não estava murcha na hora em que foi amaldiçoada, mas, quando eles voltaram no dia seguinte, o ato imaginário tinha sido executado. Então você vê: esta lei não é limitada a ser construtiva apenas — ela pode ser usada para propósitos bons, ruins ou indiferentes. Para tal, não há limitações quanto às possibilidades daquele que reza.
Agora, quando você reza, deve mergulhar no sentimento do desejo cumprido, pois a palavra “rezar” significa o movimento em direção à adesão, na ou nas proximidades daquilo que é desejado. Direcione-se para o pedido atendido e aceite esse estado invisível como realidade. Então vá ao seu caminho, sabendo que o desejo agora é seu. Você fez isso e não será surpreendido quando vier a acontecer. Quando, pela primeira vez, você praticar essa técnica, será surpreendido quando isso acontecer. Mas, quando você aprender a aceitar completamente o estado assumido, você saberá que não tem que fazer nada para que isso venha a acontecer, assim como o suposto contém o seu próprio plano de cumprimento.
Você vai saber que este mundo é imaginário, e que uma suposição, com nenhum objeto externo para apoiar sua verdade, vai se concretizar em um fato quando sua verdade é mantida. Se um ato imaginário produz um fato externo para apoiá-lo, então, não é este mundo essencialmente imaginado?
Se você se atreve a presumir o que a sua razão e sentidos negam, e caminha fiel à sua suposição, acreditando na sua realidade, e seu efeito correspondente é produzido, poderia esse mundo, aparentemente sólido e real, não ser nada diferente do imaginário?
Tudo é imaginado, pois tu és Deus — tudo imaginação. Deus existe em você e você nele. O mundo é tudo que você imaginou que fosse, mesmo que não se lembre de quando ou como você fez isso. Você não pode alimentar a violência da mente e não experimentar a violência no seu mundo.
Um cavalheiro recentemente entrevistado na televisão disse que o senador Kennedy estava sempre falando sobre ser assassinado. Quando os tiros foram disparados, ele instantaneamente sabia que Kennedy estava morto. Você não pode entreter os pensamentos de ser assassinado sem experimentá-los.
Não permita que ninguém atue como intermediário entre você e Deus, pois Ele está dentro de você. Deus nunca está tão longe ou até mesmo perto, pois proximidade implica separação. Como pode estar perto de Deus, quando Ele se tornou ciente de ser você no momento em que concedeu seu espírito sobre você? Ele te deu sua consciência, para que você, através dessa consciência, entender o presente que lhe foi dado.
Quando o mordomo e o padeiro do faraó sonharam, eles falaram para um escravo, dizendo: “Tivemos um sonho.” José replicou: “A interpretação não pertence a Deus? Diga-me o sonho.” Agora pergunto a você: José não diz aqui que ele é Deus?
A imaginação verdadeiramente cria do nada. Os pensamentos invocam uma coisa que não é vista como se isso já tivesse acontecido. Isso é realizado por um conceito imaginário tocado pelo sentimento. Ouvir o sucesso do outro e sentir sua alegria constrói uma estrutura que irá se projetar na tela do espaço.
Ao chamar a realidade de projeção, alguém pode pensar que foi criada a partir do exterior. Mas o que aconteceu tinha que acontecer conforme aconteceu, pois não existem acidentes. Na última noite, Kennedy poderia ter usado outras saídas, mas ele teve que usar a que usou, pois há um tempo para cada imaginário se projetar, assim como há tempo de nascer e tempo de morrer, tempo para rir e tempo para chorar.
Tudo aqui vai entrar em colapso, mas, porque este é um mundo fictício, você pode tirar tudo o que quiser. Você gostaria de ser conhecido? De cumprir uma grande ambição? De ser famoso aos olhos dos outros? Você pode ter tudo isso se estiver disposto a assumir que isso já é seu. E, apesar da evidência dos seus sentidos e da contradição da sua razão, se você andar e dormir em sua posição, isso vai se concretizar em fato.
E, depois que você os experimentou, você partirá, deixando tudo para trás. Seu desejo é trazido à existência por um ato imaginário. Você pode escrever sua própria redação sobre o sucesso, se esse é seu desejo, e, na medida em que você se autoconvence de que é verdade, você lhe dará vida no seu mundo.
O segredo é imaginar a ponto de se autopersuadir. Você acredita no que está imaginando. Não existem dois de você: você e a imaginação. Você não está remodelando uma peça de cerâmica quando imagina, e sim remodelando a si mesmo. Você está se movendo até seu desejo.
Se você persistir até ver exatamente o que quer ver, fixar sua posição com a cola do sentimento e permanecer nisso, isso será refletido na tela do espaço. Existem dois mundos: o mundo exterior do efeito e o mundo interior da causa. Esse mundo interior, na profundidade da sua alma, é onde o verdadeiro drama da vida continua. É lá que Deus está adotando você com o poder da vida.
Agora uma alma viva, você está sendo transformado em um espírito vivificante. Naquele dia, você verá este mundo de cima, para descobrir que ele está morto e que você é o poder que o anima.
Blake disse: “Onde o homem não está, a natureza é estéril.” Isto é verdade, pois a natureza não pode produzir nada por si só. O homem, uma alma viva, faz com que as coisas apareçam vivas pelo seu poder de animação. Embora você esteja agora animando tudo o que contempla, você está destinado a se tornar um espírito vivificante, a criar coisas à sua própria imagem, realizá-las e dotá-las com o poder de criar vida.
Acredite em mim: não há nenhuma ficção. Cada pensamento que você tiver vai acontecer. Você pode pensar que é apenas um pensamento que nunca se tornará real, mas ele se tornará real. Pense que você é um mártir, e você é — e continuará a ser até que mude seu pensamento. Os Kennedys, acreditando que são mártires, terão esses golpes repetidos várias vezes até que despertem de dentro.
Não importa quão boa sua vida pareça ser no momento, ela é um sonho do qual você deve — e irá — despertar.
Agora, a Bíblia ensina que mentiras admissíveis são permitidas. Uma suposição não baseada em fato é uma mentira, não é? Disseram-nos para imitar a história do mordomo injusto, que, quando lhe disseram que poderia perder seu emprego, pediu a quem tinha cem medidas de azeite para lhe dar cinquenta, a outro oitenta, e a outro ainda sessenta. Quando ele retornou ao seu mestre, o mordomo foi elogiado por sua sabedoria.
Este mordomo falsificou o registro — os fatos da vida que a memória alegava estarem corretos. Talvez a memória diga que você só tem zero no banco, o aluguel está vencendo e não existem perspectivas de mais dinheiro a caminho, ou que seu amigo está doente ou desempregado. Estes são fatos que a memória registrou.
Você pode falsificar esse registro por uma mentira admissível — vendo mil dólares no banco e o aluguel como pago, vendo quem está doente como bem ou quem está desempregado como assalariado. O que parece tão real se baseia na ficção de qualquer forma, e a ficção é fato no sentido de que tudo é imaginação.
Você pode levantar alguém do estado em que ele caiu e colocá-lo em outro — seja um estado de falta, doença ou falha. Há infinitos estados em que o homem pode cair. Se você acredita que as criações imaginárias são uma realidade, e que não há nenhuma ficção, você pode reescrever a sua vida e dar a si mesmo — e àqueles dentro dela — a beleza no lugar das cinzas, alegria no lugar do luto e elogios para os de coração fraco.
Acredite na realidade do seu ato invisível. Em seguida, veja-o sendo cumprido.
Quando eu digo que tudo está à sua disposição, quero dizer que tudo está na sua imaginação, e você é o seu poder criativo. Enquanto andamos pela terra, o homem está totalmente inconsciente da comida que come mentalmente. Pensamentos de horror e raiva, ciúme e ódio alimentam um monstro invisível que produz mágoas e dor.
Lembre-se: independentemente do que aconteceu hoje ou do que o futuro parece ser, não há nenhuma ficção. A imaginação cria sua própria realidade. Você tem o poder de mudar o seu presente e seu futuro escrevendo uma história gloriosa sobre si mesmo e aqueles que você ama. Torne isso uma experiência presente, em primeira pessoa, ou como algo que você já realizou, e em seguida viva nesse estado, pois a imaginação cria a realidade.
O décimo primeiro capítulo do livro de Marcos — este capítulo inteiro apoia a minha teoria. Peço que tenha fé em Deus. Ele não está do lado de fora, Ele não está nem perto, porque Deus, na verdade, se transformou em você. Você saberá que você é Ele quando o Filho de Deus, Davi, chamar você de pai.
Posso te dizer que, a partir de agora até o fim dos tempos, Deus se tornou você. Porém, somente quando seu Filho te chamar de pai você saberá quem você realmente é. Enquanto isso, acredite em mim e teste seu poder criativo. Você pode criar alguma coisa do nada ao conceber uma cena que pressupõe a realização de um sonho, e ao acreditar na sua realidade.
Persista na sua crença, e seu sonho invisível se tornará um fato visível. Isso é falsificar os registros — o que é permitido. Alimente sua imaginação com pensamentos de amor, para si e para os outros. Se você se alimentar da violência, vai se tornar violento, porque você se torna o que você come.